Palestras e encontros da Rede Carioca

I Encontro da Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras

A educação em rede para as relações étnicorraciais: Para além dos espaços formais de aprendizagens

Palestra de abertura: Dra. Joselina da Silva (UFRRJ)
Sábado dia 17/09/(2015) 09:00

Local: Av. Pasteur, 296 – Urca
UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Apoio:
UNIRIO / GFPPD

Joselina da Silva – UFRRJ

LINK CURRÍCULO LATTES:
http://lattes.cnpq.br/1785433331883652

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi estudante do curso intensivo Interrogating the African Diáspora – Flórida International University (2004). É uma das redatoras dos verbetes relacionados à raça, ao racismo e ao movimento negro, na Enciclopédia Contemporânea da América Latina e do Caribe (2006).

Foi membro do conselho consultivo e da equipe de redação de textos da Enciclopédia Mulheres Negras do Brasil (2007). Foi a segunda vice-secretária da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN/2006 – 2008). Coordena o N´BLAC (Núcleo Brasileiro, Latino Americano e Caribenho de Estudos em Relações Raciais, Gênero e Movimentos Sociais), certificado pelo CNPQ. Foi Bolsista de Produtividade em Pesquisa (BPI) – pela FUNCAP. Foi Coordenadora Geral do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra/CNIRC – Fundação Cultural Palmares (2014).

Orienta mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), da UFRRJ. É professora associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pos-doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP). Pesquisa relações raciais, mulheres negras, violência contra a mulher, movimento social negro e anti-racismo.


II Encontro da Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras

Desafios, protagonismo e identidades de etnoeducadoras negras no contexto da educação básica

Desafios, protagonismo e identidades de etnoeducadoras negras no contexto da educação básica

Palestra de abertura: Profa. Sheila Dias Almeida (UFOP)
Sábado dia 12/11/(2016) 09:00

Local: Av. Pasteur, 296 – Urca
UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Apoio:
UNIRIO / GFPPD

Sheila Dias Almeida (UFOP)

LINK CURRÍCULO LATTES:
http://lattes.cnpq.br/4521474694336558

Professora da Universidade Federal de Ouro Preto. Assistente Social (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ). Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGS/ ESS/UFRJ. Mestre em Serviço Social pelo programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSS/ESS/UFRJ).

Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase nas áreas de políticas sociais, relações raciais e de gênero.

Pesquisa dimensão cultural dos processos de construção de identidades coletivas; movimentos sociais urbanos e rurais e as relações com o Estado e o mercado; cultura política, ações coletivas e as instituições; participação popular nas esferas de poder e a cidadania; bem como as relações de classe, violência de gênero, raça e trabalho.


III Encontro da Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras

Descolonialidade, educação e mulheres negras: Insusgências politicas e pedagógicas?

Palestra de abertura: Profa. Sonia Santos (UERJ/EDU e PPGECC/FEBEF/UERJ)
Sábado dia 25/11/(2017)
Das 09:00 às 17:00

Local: Av. Pasteur, 296 – Urca
UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Apoio:
UNIRIO / GFPPD / Café Épico
Realização:
Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras

Palestrante do III Encontro da Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras

Sônia Beatriz dos Santos (FEBF-UERJ)

LINK CURRÍCULO LATTES:
http://lattes.cnpq.br/8633230637573457

É Professora Adjunta da Faculdade de Educação, Departamento de Ciências Sociais e Educação, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/FEBF-UERJ; É professora do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOs – Programa em associação com UFRJ, FIOCRUZ, UERJ, UFF); e Pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UERJ.

Pós-doutora em Raça, Gênero e Política Pública, pelo Hubert H. Humphrey Institute of Public Affairs, University of Minnesota (2008-2009).

É Ph.D. em Antropologia Social pela University of Texas at Austin (2008) com especialização em Diáspora Africana; e Mestre em Sociologia com concentração em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000).

Integra os grupos de pesquisa: 1) Eleko: histórias, culturas e experiências formativas (UERJ) e 2) Educação, Diversidade e Religião (UFF). Pesquisadora do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado – 2019 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ.

Pesquisa Antropologia, Diáspora Africana e Epistemologias; Black Feminist Anthropology (Antropologia Feminista Negra); Anthropology of Afro-Latin America and the Caribbean (Antropologia Afro-Latino Americana e Caribenha); Movimento de Mulheres e Feminismo (em especial relacionados as mulheres negras); História Intelectual das Mulheres Negras; Família Negra; Desigualdades Raciais e de Gênero (foco em mulheres); Desigualdades em Educação e Saúde; Educação em Saúde (foco em Saúde da População Negra e Gênero). Áreas de Conhecimento: Antropologia, Antropologia das Populações Afro-Diaspóricas, Antropologia Afro-Latino Americana e Caribenha, Antropologia e Gênero, Antropologia Feminista Negra, Antropologia e Educação, Sociologia, Sociologia da Educação, Desigualdades Raciais e de Gênero, Estudos de Gênero, Estudos Feministas, Estudos da Diáspora Africana, Relações Étnico-Raciais, e Ciências Sociais em Saúde.


IV Encontro da Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras

Educação política e sociedade: Resistência feminina negra em tempos de crise

Convidada:
Profa. Dra. Núvia Regina Moreira
Universidade Estadual do Sudeste da Bahia (UESB)
10/11/(2018)
Das 09:00 às 17:00

Local: UNIRIO – Auditório Paulo Freite

Apoio:
UNIRIO / Café Épico
Realização:
GFPPD /
Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras

Núbia Regina Moreira (UESB)

LINK CURRÍCULO LATTES:
http://lattes.cnpq.br/2340040990632743

Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – (UESB) e docente permanente do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Graduada  em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasilia (2013) .Realizou Estagio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPED-UERJ), como bolsista PNPD-CAPES .

Líder do Grupo de Pesquisa Observatório de Mulheres Negras (UESB), pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Curriculares e Educativas (GEPPCE- UESB).Membro da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação(ANPED) e Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).

 Faz parte da equipe editorial da Revista Práxis Educacional.

Autora do livro A Organização das Feministas Negras no Brasil

Pesquisa produção cultural de mulheres negras, feminismo negro, trajetórias sociais, teoria e política feministas; teoria sociologia; teoria e politica curriculares.


V Encontro da Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras

Etnoeducadoras em Rede: desobediência epistêmica, narrativas insurgentes em tempos de incertezas

Mesa principal:
Profa. Dra. Patrícia dos Santos
Professora adjunta UERJ/FFP no Departamento de educação atuando na área didática, pesquisa, prática de ensino e debates raciais
30/11/(2019)
Das 09:00 às 17:00

Local: UNIRIO – Auditório Paulo Freite Av. Pasteur, 296 – Urca

Apoio:
UNIRIO / Café Épico
Realização:
GFPPD /
Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras

Patrícia Elaine Pereira dos Santos

LINK CURRÍCULO LATTES:
http://lattes.cnpq.br/6208537112955727

Perfil: Professora adjunta da UERJ/ Faculdade de Formação de Professores (Departamento de Educação) atuando na área de didática, pesquisa, prática de ensino e debates raciais.

Tem experiência na área de Educação, com ênfase no currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: escola e universidade, juventude de origem popular, relações raciais e extensão universitária.

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002); O mestrado (2008) e doutorado (2014) em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: