Etnoeducação nas Américas

Conheça a Associação Casa Cultural El Chontaduro


Localizada na Colômbia, a Associação Casa Cultural El Chontaduro é uma entidade popular e comunitária, no qual começou a tomar forma em 1982, como alternativa de encontro cultural, organização e empoderamento das comunidades do leste de Cali.

Segundo a Associação, o trabalho é desenvolvido através de 4 linhas de ação. Conteúdo de cada linha:

  1. Crianças e Jovens: Biblioteca Comunitária, Grupo Juvenil, Espaços Artísticos, Férias Recreativas
  2. Gênero: Grupo de Mulheres, Escola Sociopolítica entre Mulheres.
  3. Gestão e Organização: administração, desenho e gestão de projetos, acompanhamento – avaliação e comunicação organizacional.
  4. Pesquisa: espaços de conversa, estudo e intercâmbio cultural.
    As Abordagens Étnico-Raciais e de Gênero são eixos transversais em todo o trabalho.

O projeto tende à construção de um mundo mais justo e equitativo, no qual através desses eixos pretende-se reforçar as bases artísticas, étnico, educacional e ambiental. Tem como principal objetivo, a formação de crianças, jovens, mulheres e adultos em situação de vulnerabilidade, com o intuito do fortalecimento identitário étnico e cultural, a equidade de gêneros e a promoção de ações voltadas à preservação e gestão dos recursos naturais e etnobiológicos de forma sustentável. Além de promover e apoiar a criação de programas de formação humanista, difundindo o pensamento autônomo e crítico, para que essas pessoas – que muitas vezes invisibilizadas e silenciadas – possam participar ativamente dos processos de transformações da sociedade.


Los Hilos de Ananse

A Rede de professoras e professores investigadores “Los Hilos de Ananse” é uma teia voluntária que compartilha afinidades, sonhos, utopias, divergências, mas que negociam significados para reconhecer, conhecer, explicar e propor soluções para os problemas da exclusão étnica em que vivem meninos, meninas e professores afro-colombianos sobretudo contra a violação dos direitos humanos nas escolas de Bogotá e na sociedade em geral.

A Rede Etnoeducacional “Los Hilos de Ananse” é outra forma de organização que tem como objetivo central a conformação de processos autônomos, no sentido de assumir caminhos próprios construídos a partir e para a nossa realidade.

Afrocolombianidad

Artista convidado: Jorge Lozano “Binghy”
Coordenadora metodológica e instrutora: Adriana Quiñones-León
Coordinação de campo: Fausto Moreno
Realização audiovisual, edição e pós-produção: Sebastián Bravo Guerrero
Produção e Coordenação Bogotá: Silvie Ojeda
Um projeto de Mais Arte Más Acción com o apoio da “Fundación Principe Claus”

Este vídeo foi realizado como resultado da oficina realizada com os jovens da população de Arusí, Golfo de Tribugá, no departamento de Chocó, pacífico colombiano. O grupo de jovens do projeto “Hilos de Ananse” que protagonizaram essa produção, além de compôs todas as letras e cantos das canções.


Cuenta Chocó Rogerio Velazquez Murillo

É uma instituição localizada na cidade de Quibdó, na Colômbia, especializada na recuperação, conservação, produção e disseminação da literatura, cultura e língua afro e indígena, literatura chocoana. Leitura e escrita, gestão e empreendedorismo cultural.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: